terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

A Psicóloga que foi fazer Coaching



Por vezes precisamos de analisar as nossas experiências de vida e repensa-las, refletir sobre elas e atribuir-lhes novos significados. Necessitamos de o fazer para conseguirmos atingir os nossos objetivos, tal como os desejamos.

No meu caso, no meio de tanta dor e desespero, pelo rumo que a minha vida não estava a levar, deixei de conseguir enfrentar os meus bloqueios, foquei-me em crenças limitadoras e a mobilização de forças para superar tudo isto passou a não acontecer, da forma que era necessário. Precisava claramente de ajuda para o conseguir fazer, e depois de muita resistência da minha parte, lá fui eu.

Como Psicóloga, talvez o mais natural fosse ter recorrido à Psicologia. Acontece que eu estava numa fase de desacreditação tão grande daquilo que fazia, que essa nunca foi uma opção em cima da mesa.

O Coaching surgiu como a alternativa. Ou melhor, no meu caso, como a única opção.

Antes de continuar a contar-te o porquê da minha escolha pelo Coaching, quero deixar-te claro que esta foi a minha opção, mas tanto o Coaching, como a Psicologia são duas metodologias eficazes, ainda que diferentes, que apoiam o processo de desenvolvimento pessoal necessário à superação de obstáculos e/ou à obtenção de objetivos.

Então, para além do motivo que já referi, também recorri ao Coaching por outro motivo.
Para continuar a seguir os meus sonhos (que falei no primeiro artigo e podes ver aqui) precisava de descobrir o caminho para a minha felicidade (que falei no segundo artigo, aqui). Percebi que esse caminho passava obrigatoriamente por descobrir o meu propósito de vida.


Sim, propósito de vida. Sabes o que é? 

O propósito de vida está relacionado como o tempo do teu dia-a-dia que dedicas a fazer aquilo que mais gostas.
Ficou mais claro para ti?
Não?! Ok, então sugiro-te que vejas o trabalho da Coach Joana Areias (http://joanaareias.com/) que desenvolveu o  Life Purpose Coaching System, para trabalhar exatamente com pessoas, que tal como ela tinham investido muito numa área profissional, mas que essa área deixou de as fazer sentir realizadas. No site que te indiquei podes ter acesso ao E-book que a Joana escreveu, de forma gratuita. Se ficares interessado em descobrir o teu próprio propósito, podes também ver no site como agendares uma sessão grátis com ela.


Como já percebeste, optei pelo Coaching porque me identifiquei muito com o trabalho da Joana. Era tudo o que mais precisava: descobrir qual o meu propósito e como podia fazer disso a minha profissão.

O meu programa de Coaching está ainda longe de estar concluído, mas sinto que os pequenos passos que tenho dado me têm ajudado muito a tornar uma pessoa mais realizada. 

Para já, prometo continuar a partilhar esta caminhada contigo, e como não podia deixar de ser, desafio-te também a refletires sobre o teu propósito de vida:

Quanto tempo do teu dia-a-dia é que dedicas a fazer aquilo que mais amas?



Desejo-te um reflexão com muita positividade na mente.

Sem comentários:

Enviar um comentário