quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Crenças limitadoras - um impedimento ao crescimento



Houve um dia, antes de ir fazer o meu programa de Coaching, que decidi ser Psicóloga de mim mesma. Então sentei-me, peguei numa folha e reparti-a com linhas, em três partes iguais. A primeira coluna estava destinada a ser preenchida com objetivos a curto prazo (daí a 2 semanas), a segunda a médio prazo (daí a 3 meses) e a terceira a longo prazo (daí a 1 ano). A pergunta obrigatória de responder em cada uma delas era: O que queres verdadeiramente atingir (ter/fazer/ser)?

Concentrei-me, mesmo, na atividade que me tinha proposto fazer. Passados uns minutos a folha continuava em branco, nos três campos. Passadas umas horas, a situação era igual. E acabei por terminar o meu dia sem escrever uma única palavra, em qualquer dos campos. Fiquei completamente desolada. Nem consigo traduzir bem por palavras o impacto que, o facto de não ter conseguido realizar este exercício, que me auto propus fazer, teve em mim.


Entretanto, e de forma natural, surgiu a questão: mas porque deixei eu de conseguir definir os meus objetivos?

Mais tarde, percebi que esta dificuldade estava relacionada com as crenças limitadoras que tinha.

Então, o que são crenças limitadoras?
As crenças limitadoras, tal como todas as crenças que temos, são fruto das nossas experiências de vida. Por conseguinte, as nossas experiências de vida são o resultado da nossa interação com o meio que nos rodeia: pais, irmãos, primos, tios, avós e outros familiares, amigos, pais de amigos, vizinhos, educadores de infância, professores, colegas de escola, colegas de trabalho, chefes, etc.. O que acontece é que se estas experiências não são positivas para ti, e não te desafiam a seres melhor, acabas por acreditar que, de alguma forma, não és capaz de fazer determinada coisa/atividade. E isto acontece em relação a todos os aspetos da nossa vida. 


Por exemplo, uma das crenças limitadoras para mim, que consigo identificar claramente, é a crença de que “o dinheiro não traz felicidade”. Durante a minha vida, maior parte das pessoas com quem me relacionei, proporcionaram-me experiências, onde ainda que não o verbalizassem, a mensagem era “o dinheiro não traz felicidade”. Ora assim sendo, o meu pensamento, ainda que de forma inconsciente era “eu nunca quero ser rica, pois o que quero é ser feliz e a felicidade não se obtém com dinheiro”. 

Percebes melhor agora o que são crenças limitadoras? Não? Tudo bem. Não há problema, vou dar-te um exemplo mais fácil. Todos nós já ouvimos alguma teoria sobre o perigo que pode ser, para a saúde, juntar alimentos. Por exemplo, “se comeres laranjas, não podes beber leite”. Independentemente do fundo científico, e de verdade ou não desta informação, o que acontece é que se acreditarmos que faz mal comer laranjas e beber leite, nunca o vamos fazer, por mais que tenhamos vontade. 


As crenças limitadora são isto mesmo, ideias que temos, nas quais acreditamos, sem as colocar em causa, mas que acabam por nos limitar na obtenção daquilo que são as nossas vontades, os nossos objetivos, os nossos sonhos, e não nos deixam crescer.

Voltando às minhas listas de objetivos, percebo agora que era exatamente isto que estava a acontecer: as minhas crenças não me estavam a permitir, sequer, sonhar no papel. Então, eu não consegui escrever nenhum objetivo, porque acreditava que por questões económicas, questões pessoais, questões profissionais, etc., nada do que sonhava podia de facto ser concretizado, e por isso nem valia a pena escrever.


Julgo que agora ficou mais fácil de perceberes o que são crenças limitadora, e porque é que elas são um impedimento ao nosso crescimento. No entanto, tenho que partilhar contigo uma história muito simples, que retrata na perfeição tudo o que te acabo de dizer: A história da gaivota e das galinhas.



A gaivota acreditou que era uma galinha. As experiencias que teve com as outras galinhas fê-la criar a crença de que “era uma galinha, e as galinhas não voam” e por isso, a gaivota viveu o resto da sua vida como galinha e sem voar.

E tu, o que queres ser na metáfora da tua vida? 
Uma gaivota que vive como galinha ou uma gaivota que arrisca voar mesmo sem saber se o consegue?

Já identificas-te as tua crenças limitadoras?

Quais os sonhos que não realizas por viveres com estas crenças?

Boas reflexões com muita positividade na mente.

3 comentários:

  1. A primeira vez que li essa história foi no livro do Daniel Sá Nogueira do Trata a vida por tu e ficou-me na cabeça.... :) As crenças são uma arma poderosa, muito mesmo

    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Fico muito satisfeita de saber que gostaste. Boa! É sempre bom pensamos um pouco sobre nós e sobre as coisas que nos influenciam.
      A história da Gaivota e da Galinha foi mesmo no livro do Daniel Sá Nogueira que tirei (sugiro a leitura deste livro a TODOS), ainda que seja um original do livro Chicken Soup for Soul.

      Beijinhos e continuação de boas visitas ao blog :)

      Eliminar