quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O poder motivador das crenças - “Eu consigo”


No artigo anterior (aqui) falei-te do que são as crenças limitadoras, e o quanto elas nos podem comprometer na obtenção dos nossos objetivos e até dos nossos maiores sonhos. Por este motivo, neste momento, deves de te estar a questiona: Como é que as crenças podem ter um poder motivador, se elas nos limitam?

Vou tentar ao longo desde texto, responder à tua questão e explicar-te como é que tal é possível.
Quero antes de mais recordar-te que as crenças resultam das nossas experiências de vida. E como tal, as nossas experiencias de vida são fruto da nossa interação com o meio que nos rodeia. Por sua vez, estas experiências podem ter um impacto limitativo ou motivador na nossa vida. Então, as crenças não têm só aspetos negativos. Existem também crenças, que são chamadas de crenças motivadoras e que elevam o nosso pensamento a um nível suficientemente inspirador e motivador, no qual começamos a conseguir desenhar as nossas próprias metas. Ou seja, para além de construirmos ao longo da nova vida crenças limitadoras, felizmente, também construímos crenças motivadoras, que nos levam para a frente e que nos permitem alargar os nossos horizontes.

Quando no post anterior te falei das minhas crenças limitadoras, contei-te também que foi necessário identifica-las. Depois de as identificar foi preciso fazer alguma coisa para as mudar, ou pelo menos não permitir que elas interferissem tanto na minha realização pessoal e profissional. Neste ultimo passo, fiz algumas pesquizas e encontrei varios artigos sobre as formas, como podemos enfrentar as nossas crenças limitadoras. Mas faltava alguma coisa. O que eu queria mesmo era encontrar, em mim, algo que me motivasse a ir de encontro ao que queria, pois querer só por querer, não basta. Então fiz uma nova pesquiza, mas neste caso para encontrar algo que me ajudasse a identificar as minhas crenças motivadoras. Pasma-te. Não encontrei praticamente nada. E por este motivo, decidi escrever, exatamente, sobre crenças motivadoras.

Antes de continuar. Percebes-te bem o que são crenças motivadoras?
E vou tentar explicar-te de outra forma, dando-te um exemplo que acontece, felizmente, com cada vez mais frequência. As frases/pensamentos e/ou imagens motivacionais que encontras nas redes sociais, na página do Positive a Mente no facebook, e até em cada post deste blog, podem não ter, conscientemente, qualquer impacto em ti e muito menos da tua vida. Mas a verdade, é que o facto de te deparares com frequência com estas informações te leva, aos poucos, a sentir uma maior motivação para teres uma vida melhor, com mais qualidade, com um ambiente familiar diferente ou até uma profissão que te dá maior realização.
Para além disto, o que aconteces
se ainda é que, muitas destas frases/pensamentos e/ou imagens motivacionais, te dão exemplos, concretos, de quem já o conseguiu fazer. E é aí que tu pensas “Se ele foi capaz eu também sou!”. E já está, as tuas experiências já acabaram por te levar a construir crenças motivadoras. A partir daqui significa que sentirás uma motivação maior para atingires o que desejas, seja lá isso o que for.




E tu dizes-me: Mas o que é motivador para ti, não é para mim, queremos coisas diferentes!
A minha resposta é: Exatamente! Terás que encontrar algo/alguém com que te identifiques e que seja suficientemente motivador, de acordo com o que para ti é importante e queres atingir.

Por exemplo, eu não acreditava que fosse possível fazer, todos os dias, aquilo que me mais gosto e ainda poder fazer disso, algo financeiramente rentável. Durante muito tempo, não creditei que tal coisa fosse possível. Achava que isto só acontecia a pessoas com sorte, o que não era o meu caso. Mas quando comecei a conhecer uma, e outra e depois outra, e depois outra pessoa a fazer o que realmente as apaixona na vida e a viverem as suas vidas de sonho, percebi que se elas conseguiram, eu também havia de conseguir! E esta, sem dúvida alguma, é uma crença motivadora que continuo a alimentar e quero que assim continue. Quanto mais pessoas e mais experiências eu tiver com pessoas que vivem desta forma, mais eu vou alimentar esta minha crença motivadora. E é isso mesmo que eu  quero!

Existem infinitas formas de descobrires/construíres crenças motivacionais. O importante é que sejam as tuas.

Já pensa-te no que realmente te motiva?
Conheces alguém que é/faz exatamente aquilo que tu queres ser/fazer?
Já tentaste perceber o que é que essa pessoa faz, que tu não estás a fazer?
Quais são as tuas crenças motivadoras? Consegues identificar alguma, em alguma área da tua vida?

Utiliza toda a tua positividade na mente para identificar as tuas crenças motivadoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário